Em uma partida decisiva pela 19ª rodada da Série C, o América-RN sofreu uma dura derrota para o Floresta na tarde deste sábado (26), culminando em seu rebaixamento para a Série D do Campeonato Brasileiro. O palco desse confronto direto foi o estádio Presidente Vargas, localizado em Fortaleza. O gol do rebaixamento veio nos minutos finais, deixando os torcedores americanos desolados.
Desde o início, o Mecão mostrou determinação, dominando os primeiros momentos com Elvinho e Rafinha criando as melhores oportunidades para o time potiguar. No entanto, o Floresta não se deixou abalar e reagiu na reta final da primeira metade. Matheus Roldan teve uma chance de ouro, mas errou a finalização. O equilíbrio foi a palavra-chave desta etapa, com ambos os times buscando abrir o placar, mas sem sucesso.
Segundo tempo: tensão até o final
O início do segundo tempo foi marcado por uma tensão enorme dos jogadores do América-RN, que buscava – de forma desordenada, evitar o rebaixamento. Matheuzinho teve uma grande chance, mas viu sua finalização cruzada ser defendida. O Floresta, estrategicamente, apostou nos contra-ataques. Esquerdinha, Thiago Alagoano e Buba pressionaram, mas o goleiro Renan Bragança do América-RN mostrou competência. No entanto, quando tudo parecia caminhar para um empate, Matheus Rocha, nos minutos finais, deu a vitória ao Floresta e selou o destino do América-RN, que precisava unicamente da vitória para se safar da degola.
Consequências e futuro
Com a vitória, o Floresta somou 23 pontos, garantindo sua permanência na Série C em 2024. Já o América-RN, mesmo com seus 19 pontos, terminou na 18ª posição, retornando à Série D, da qual havia subido recentemente.